Polícia desmonta rede de golpes online e prende cinco em Fortaleza
A ofensiva foi realizada de forma conjunta pelas polícias civil do Ceará e Pernambuco
(Foto: divulgação)
15/01/2026 18:33
Cinco pessoas foram presas em Fortaleza, nesta quinta-feira (15), durante a deflagração da Operação de Repressão Qualificada Network, ação integrada voltada ao combate a crimes cibernéticos e fraudes financeiras. A ofensiva foi realizada de forma conjunta pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) e pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Na capital cearense, além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar, com recolhimento de materiais que devem subsidiar o avanço das investigações. A operação também resultou na remoção de 92 páginas fraudulentas das redes sociais e na desindexação de sites criminosos em mecanismos de busca como Google e Bing, medida considerada essencial para reduzir o alcance das fraudes.
A ação contou com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), além de suporte técnico da Coordenação-Geral de Repressão a Crimes Cibernéticos (Ciberlab), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O trabalho também teve assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel), reforçando a cooperação entre os estados.
Siga o canal do CN7 no Telegram
De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, a retirada e a desindexação das páginas atingem diretamente a estrutura digital do grupo investigado, ao dificultar a criação de novos canais para captação de vítimas.