Polícia combate rede de crimes digitais contra crianças com mandados em Fortaleza e Itaitinga - Cn7 - Sem medo da notícia

Polícia combate rede de crimes digitais contra crianças com mandados em Fortaleza e Itaitinga

Crimes incluem incitação ao suicídio e à automutilação, apologia ao nazismo

Polícia combate rede de crimes digitais contra crianças com mandados em Fortaleza e Itaitinga

(Foto: reprodução/PF)

27/05/2025 15:37

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (PCMT), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Mão de Ferro II, com foco no combate a crimes cibernéticos graves praticados contra crianças e adolescentes. Mandados judiciais foram cumpridos em diversos estados do país, incluindo o Ceará, nos municípios de Fortaleza e Itaitinga.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A operação teve alcance nacional e contou com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações e Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, além da atuação coordenada das Polícias Civis de 12 estados.

Ao todo, foram cumpridos 22 mandados judiciais — entre eles, de busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa — nas cidades de Uruçará (AM); Mairi (BA); Serra (ES); Sete Lagoas e Caeté (MG); Sinop e Rondonópolis (MT); Aquidauana (MS); Marabá, Barcarena, Canaã dos Carajás e Ananindeua (PA); Oeiras (PI); Lajeado (RS); São Domingos (SE); além de São Paulo, Guarulhos, Porto Feliz, Itu, Santa Isabel e Altair (SP).

As investigações apontaram que os envolvidos atuavam de forma articulada em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord. Os crimes incluem produção e distribuição de pornografia infantil, incitação ao suicídio e à automutilação, perseguição, ameaças, apologia ao nazismo e invasões a sistemas informatizados, inclusive com acesso não autorizado a bancos de dados públicos.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Segundo o delegado Gustavo Godoy Alevado, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Mato Grosso, a operação foi resultado de um trabalho minucioso conduzido em conjunto com o Ciberlab. O diretor da Diretoria de Operações e Inteligência, Rodney Silva, destacou a importância da integração entre as polícias civis estaduais para o sucesso da ação.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS