Polícia Civil deflagra uma megaoperação em Sobral e já prendeu 47 pessoas

A ação policial visa o combate ao tráfico de drogas e as ações de facções criminosas

Cerca de 200 policiais civis participam do cerco aos criminosos no bairro Terrenos Novos

Cerca de 200 policiais civis participam do cerco aos criminosos no bairro Terrenos Novos

13/06/2019 8:27

Quarenta e sete pessoas foram presas no começo da manhã desta quinta-feira (13), no início de uma megaoperação batizada de "Os Covardes", desencadeada pela Polícia Civil em Sobral, a maior cidade da zona Norte do Ceará (a 224Km de Fortaleza).  Cerca de 200 inspetores, delegados, peritos e escrivães participam da operação que tem como objetivo o desmantelamento de uma organização criminosa envolvida em crimes como tráfico de drogas, assassinatos, corrupção de menores, roubos, furtos e porte ilegal de armas de fogo de uso restrito.

A operação se concentra no bairro  Nova Caiçara, também conhecido como Terrenos Novos, onde assassinatos atribuído à facções criminosas desafiam as autoridades. Dezenas de mandados de busca e apreensão e de prisões preventiva e temporária estão sendo  cumpridas pelas equipes de várias unidades da Polícia Civil da Capital e daquela região, sob o comando da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol).

A área onde está sendo feita a operação está cercada por dezenas de viaturas, com o apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).  Os presos estão sendo levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, onde serão realizados os procedimentos de flagrante já que uma grande quantidade de drogas como maconha, crack e cocaína, além de armas de fogo, foi apreendida.

A operação é fruto de um trabalho de investigação sigilosa de Inteligência que identificou os principais membros da facção criminosa que atuam em Sobral, na prática de crimes de tráfico de entorpecentes e assassinatos por dívidas de drogas ou rivalidade entre  as facções Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE).

Mortes

 Desde o começo do ano, ao menos 27 pessoas foram mortas no Município de Sobral. A maioria dos crimes ainda é investigada pela Polícia Civil.

E no bairro Terrenos Novos, os índices de assassinatos são altos em decorrência da intensidade do tráfico de drogas e da guerra das facções. No mês passado, três pessoas foram mortas ali. No dia 7 de maio, João Batista Filho, 32 anos, foi morto a tiros no bairro.

No dia 14 de maio, mais duas pessoas foram assassinada nos Terrenos Novos, sendo identificadas como Matheus Alves Cavalcante Macedo, 20 anos; e a jovem Maria Elailane do Nascimento, 19, que foi torturada, arrastada pelas ruas e assassinada a facadas e pedradas por um grupo de oito pessoas, incluindo seis mulheres.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS