Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

PM e Guarda Municipal enfrentam resistência mas retomam o morro ocupado por facção

Policiais e guardas enfrentaram a resistência dos moradores ameaçados pela facção GDE

21/11/2017 6:46

Uma megaoperação policial realizada na tarde desta segunda-feira (20), na zona Leste de Fortaleza, resultou em tumulto, confronto armado e na retomada pelo Poder Público de uma área que havia sido ocupada e cercada por integrantes de uma facção criminosa. A mobilização policial aconteceu no bairro Vicente Pinzón, próximo ao Morro de Santa Terezinha, local onde se pode vislumbrar uma das mais belas vistas da cidade.

O terreno de duna, localizado na Rua São Raimundo, havia sido ocupado e cercado por bandidos armados pertencentes à facção criminosa GDE (Guardiões do Estado). Moradores e comerciantes da área passaram a ser intimidados pelos bandidos e recrutados involuntariamente para defender a ocupação, caso a Polícia aparecesse para retomar o espaço público.

Os setores de Inteligência foram informados do caso e a Prefeitura de Fortaleza obteve na Justiça a ordem judicial (mandado de reintegração) para retomar o terreno pertencente ao Município.  Ontem, uma tropa formada por policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) foi mobilizada para realizar a operação. Os agentes, porém, enfrentaram resistência.

Confronto

Paus, pedras, fogos de artifício, pneus em chamas e até tiros foram usados pelos criminosos e pelos moradores para resistir a ação da Guarda Municipal e da Tropa do Comando Tático Motorizado (Cotam) e da Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC), do BPChoque. A tropa contou com o apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar (CBPM.

Os manifestantes tentaram destruir viaturas, montaram barricadas na rua e feriram um guarda municipal, que foi atingido por uma pedrada na cabeça e teve que ser encaminhado a um hospital. Os revoltos ainda tentaram furar os pneus de viaturas da GMF.

A tropa da PM e da Guarda reagiu com disparos de tiros com balas de borracha, lançamento de granas de gás e manobras táticas até dominar a situação e os fiscais municipais interditassem a área.

A Guarda Municipal mobilizou efetivos do Grupo de Operações Especiais (GOE) e outras unidades operacionais. Já a PM contou com efetivos do BPChoque e da Força Tática.

LINKS PATROCINADOS