PL recua e suspende tratativas para apoiar candidatura de Ciro ao Abolição
Informação foi anunciada por Flávio Bolsonaro e André Fernandes
(Foto: reprodução/Instagram)
02/12/2025 19:30
O Partido Liberal (PL) decidiu suspender as articulações para uma possível aliança com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB-CE). A mudança de direção foi anunciada nesta terça-feira (2), após reunião entre dirigentes nacionais e estaduais da sigla, em meio a divergências públicas envolvendo a família Bolsonaro sobre a aproximação com o ex-presidenciável. No encontro, participaram o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; o presidente do PL no Ceará, André Fernandes (PL-CE); a presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro; e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A suspensão das tratativas ocorre justamente após Bolsonaro manifestar resistência ao avanço das conversas. A decisão também foi influenciada pela posição de Michelle Bolsonaro, favorável ao veto da aproximação, mas que foi criticada pelos filhos do ex-presidente — Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro.
Com o freio nas negociações, a cúpula do PL avalia que o partido deve rever os caminhos eleitorais no Estado. Em entrevista coletiva, André Fernandes afirmou que a orientação nacional será seguida e que novas possibilidades serão analisadas.
"Faremos essa composição em conjunto. Acato a ordem nacional do presidente Valdemar e do presidente Bolsonaro, que lá atrás haviam me autorizado a tentar essas negociações, mas o que tudo indica é que, no momento, nós vamos dar uma pausa, vamos repensar, vamos analisar um futuro melhor para o estado do Ceará, e agradeço a confiança de continuar à frente dessa articulação."
Siga o canal do CN7 no Telegram
A indefinição sobre apoios permanece, mas a posição oficial do PL sinaliza que, por ora, qualquer composição com o ex-ministro está suspensa.
Assista ao vídeo: