PF do Ceará deflagra operação de combate a fraudes bancárias
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

PF do Ceará deflagra operação de combate a fraudes bancárias

As ações ocorreram no Ceará e Pará

Foto: Divulgação/PF

19/11/2024 8:35

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a operação internus, com o objetivo de cumprir 06 mandados de busca e apreensão, sendo 2 em Fortaleza e 4 no município paraense de Redenção. As ordens judiciais foram emitidas pela Justiça Federal, com atuação no combate a fraudes identificadas em uma agência da Caixa Econômica Federal na capital cearense. A ofensiva é resultado de uma investigação iniciada após a análise de relatos encaminhados pela Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal (CEFRA).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A investigação identificou aproximadamente 5000 operações supostamente fraudulentas em (pix, saques e pagamentos de boletos), autorizadas manualmente no sistema interno da instituição, sem a presença física dos clientes, utilizando as credenciais de um funcionário lotado em agência de Fortaleza. As fraudes teriam acontecido entre os meses de junho de 2022 e janeiro de 2023, com a utilização de dados de quase 3000 clientes. Somados, os prejuízos ultrapassam R$ 900.000,00 (novecentos mil reais).

Siga o canal do CN7 no Telegram

Além da atuação do funcionário do banco, a PF investiga a participação de outras pessoas possivelmente envolvidas com as fraudes. Os atos configuram associação criminosa, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações, sem prejuízo de outras implicações penais possivelmente verificadas no decorrer da investigação – principalmente relacionadas à estruturação de uma possível organização criminosa e fraude bancária eletrônica. As penas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Imagens de videomonitoramento da agência, foram usadas para identificar a participação de outras pessoas. As buscas por indícios continuam, para apurar todos os detalhes do esquema criminoso, identificação e atribuição de cada um dos envolvidos.

LINKS PATROCINADOS