Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

PF deflagra operação que investiga fraudes com verbas do orçamento secreto no CE e PI

Operação apura crimes licitatórios, crimes contra a administração pública

(Foto: divulgação/PF)

19/12/23 16:33

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Creta, que tem o objetivo de investigar fraudes com verbas do orçamento secreto. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de sequestro de bens e valores em endereços vinculados aos investigados, além de residências e empresas vencedoras das licitações, em Brasília (DF), Teresina (PI), Valença (PI), Pimenteiras (PI) e Juazeiro do Norte (CE). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

As investigações iniciaram após resultados de fiscalização conjunta entre a CGU e a PF, que constataram a existência de indícios de fraude e direcionamento das contratações no âmbito do município de Pimenteiras, no Piauí. A fiscalização apontou que as obras estavam sendo executadas diretamente por agentes públicos do município, em detrimento da empresa vencedora das licitações.

A PF suspeita que o grupo venha repetindo o mesmo “modus operandi” em outros municípios da região com utilização também de outras empresas. Além disso, apurou-se uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelos entes com as empresas investigadas, que ensejou o sequestro de bens e valores dos investigados de mais de R$ 15 milhões.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A operação apura crimes licitatórios, crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Confira fotos:

LINKS PATROCINADOS