PF deflagra Operação Papel Timbrado contra fraudes milionárias no Banco do Nordeste
As empresas investigadas teriam obtido financiamentos do FNE de forma fraudulenta
(Foto: Divulgação/PF)
06/11/2025 9:09
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (5), a Operação Papel Timbrado, com o objetivo de investigar um esquema de fraude contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro, envolvendo o desvio de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Pernambuco.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A ofensiva contou com a participação de 30 agente federais, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife, Olinda e Abreu e Lima. Durante as diligências, foram apreendidos veículos, documentos e mídias que serão analisados por peritos. Segundo a PF, parte do material recolhido pode representar bens adquiridos com recursos ilícitos.
De acordo com as investigações, empresas formalmente distintas teriam obtido financiamentos do FNE de forma fraudulenta, simulando a compra de máquinas flexográficas (impressoras de embalagens). Os contratos analisados movimentaram valores milionários e envolvem pessoas físicas e jurídicas que atuavam de forma articulada para desviar recursos públicos e ocultar sua destinação final.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Entre as irregularidades identificadas pela Polícia Federal estão a criação de empresas de fachada, adulteração de equipamentos, falsificação de documentos e ocultação de valores.
Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude contra o sistema financeiro nacional, associação criminosa e lavagem de dinheiro.