PF deflagra operação contra uso de drones para levar ilícitos a presídios no Ceará
Quatro mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos
(Foto: Divulgação/PF)
19/11/2025 8:01
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Escudo Aéreo, com o objetivo de desarticular um esquema que utilizava drones para levar celulares, drogas e outros materiais ilegais para dentro de unidades prisionais do Ceará. De acordo com a Polícia Federal (PF), foram cumpridos quatro mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Justiça Estadual.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
As investigações apontam que o grupo criminoso se especializou no uso de drones para permitir que detentos mantivessem comunicação com comparsas do lado de fora dos presídios. Segundo a PF, essa comunicação auxiliava na articulação e na determinação de crimes praticados fora do sistema penitenciário. A operação mobilizou mais de 50 policiais das instituições que compõem a FICCO no Ceará. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) também prestou apoio às equipes durante o cumprimento dos mandados.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A FICCO é formada por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, que atuam de maneira integrada no combate ao crime organizado no estado.