Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

PF deflagra operação contra fraudes no sistema de Seguro-Desemprego

Foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão. Dois em Fortaleza e dois em Sobral

(Foto: reprodução/PF)

08/05/24 13:54

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (8), a operação Desemprego-Seguro. Na ofensiva, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, sendo dois em Fortaleza e dois em Sobral. Foram apreendidas mídias e aparelhos celulares dos suspeitos envolvidos no esquema fraudulento. A operação apura crimes contra o sistema de seguro-desemprego. O inquérito policial foi instaurado para investigar o envolvimento de pessoas físicas e jurídicas em fraudes relacionadas à concessão e aos pagamentos de benefícios.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

As investigações iniciaram após relatórios emitidos, desde 2018, pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, pela Coordenação de Inteligência do Ministério do Trabalho e Emprego, e pela Controladoria Geral da União, que apontam a existência de empresas que, apesar de cadastradas, não possuíam presença física nos endereços registrados, mas tiveram seus dados utilizados para o pagamento do seguro-desemprego. Diante dos indícios, tornou-se necessário aprofundar a investigação para identificar os responsáveis pelas fraudes.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato e organização criminosa, podendo pegar até 13 anos de prisão. Os trabalhos continuam com a análise do material apreendido.

Sobre o benefício

O seguro-desemprego é um benefício de assistência financeira fornecido pelo Governo Federal, destinado a trabalhadores dispensados de forma involuntária, garantindo suporte durante o período de busca por nova colocação no mercado de trabalho.

LINKS PATROCINADOS