PF apreende em Canindé R$600 mil que seriam usados na compra votos
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

PF apreende em Canindé R$600 mil que seriam usados na compra votos

Grupo criminoso atuava nas eleições de três municípios

(Foto: reprodução/PF)

04/10/2024 10:42

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Promotoria Eleitoral de Canindé, deflagrou nesta sexta-feira (4), a Operação "Mercato Clauso", para garantir a lisura do processo eleitoral e coibir a influência de grupos violentos nas eleições municipais de 2024. Na ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Canindé e Choró. A investigação teve início após denúncias que revelaram a existência de um suposto esquema voltado para a compra de votos, envolvendo um grupo criminoso organizado, composto por familiares e pessoas ligadas aos políticos, alvos da ofensiva. Os investigados estariam, segundo a polícia, oferecendo vantagens materiais e financeiras, com indícios da utilização de recursos ilícitos, provenientes de contratos fraudulentos com entes públicos, para financiar campanhas eleitorais.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Durante as incursões, a Polícia Federal apreendeu 600 mil reais em espécie, com um indivíduo pertencente ao grupo. O dinheiro seria, supostamente, usado para a compra de votos. Os depoimentos, apreensões e relatórios policiais indicam ainda que o grupo tentou influenciar o processo eleitoral em outros municípios do Estado. A PF continua coletando provas e apurando a atuação do envolvimento desse grupo nas eleições municipais, com intuito de assegurar a integridade do processo democrático e impedir o abuso de poder econômico no pleito. Novos detalhes sobre a possível influência nas eleições de Canindé e outros municípios poderão surgir durante o processo investigativo em curso.

Siga o canal do CN7 no Telegram

As ações da Polícia Federal fazem parte do compromisso com a proteção do processo eleitoral e a necessidade de combater práticas que possam comprometer a legitimidade das eleições. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do canal de comunicação “Comunica PF” na internet. O nome da operação, Mercato Clauso – “Mercado fechado”, refere-se a um mercado que está fora de operação.

Confira fotos:

LINKS PATROCINADOS