Pelo menos 3 pessoas morrem após usar kit de remédios contra covid

Hemorragias, insuficiência renal e arritmias também estão sendo observadas

23/03/21 8:47

O kit de medicamentos contra a covid-19 defendido por bolsonaristas causou a morte de ao menos 3 pessoas. A informação é do jornal Estadão de hoje (23).

“O uso do chamado kit Covid, que reúne medicamentos sem eficácia contra a doença, mas que continua sendo prescrito por alguns médicos e propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro, levou cinco pacientes à fila do transplante de fígado em São Paulo e está sendo apontado como causa de ao menos três mortes por hepatite causada por remédios”, informa a publicação.

Ainda segundo o jornal, “hemorragias, insuficiência renal e arritmias também estão sendo observadas por profissionais de saúde entre pessoas que fizeram uso desse grupo de drogas, que incluem hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes”.

Luiz Carneiro D’Albuquerque, chefe de transplantes de órgãos abdominais do Hospital das Clínicas e professor da USP, disse para a reportagem: “Quando fazemos os exames no fígado, vemos lesões compatíveis com hepatite medicamentosa. Vemos que esses remédios destruíram os dutos biliares, que é por onde a bile passa para ser eliminada no intestino. O nível normal de bilirrubina é de 0,8 a 1. Um dos pacientes está com mais de 40.”

LINKS PATROCINADOS