Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Patrícia Aguiar lança programa voltado para a melhoria na qualidade de vida dos idosos

Objetivo é oferecer rede de assistência à saúde e apoio social dedicada aos idosos

(Foto: divulgação)

03/10/23 13:44

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), lançou, nesta terça-feira (3), o programa “Maior Cuidado”, que é voltado para a população idosa. O intuito da proposta é oferecer uma rede de assistência à saúde e apoio social dedicada aos idosos que se encontram em situação de fragilidade clínica e vulnerabilidade social.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“A população está envelhecendo e vemos isso no dia-a-dia. É uma realidade do Brasil, do mundo. O idoso precisa ser visto e respeitado. Desenvolvemos em Tauá uma série de ações de forma intersetorial para atender a população idosa e estamos lançando hoje um programa pioneiro no Ceará, o Maior Cuidado. Nós vamos iniciar esse projeto-piloto. Tauá será uma cidade referência também no cuidado com a sua população idosa”, disse Patrícia Aguiar.

A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), que é médica geriatra, conheceu o programa in loco em Belo Horizonte (MG) e defende a sua implantação no Ceará. “Muita honra em ser a deputada da pessoa idosa na Assembleia Legislativa. Nestes primeiros meses de mandato, apresentamos na Assembleia, 10 projetos voltados para a população idosa e uma proposta de nossa autoria já é lei, que é o Outubro Prateado e institui no Ceará a campanha do envelhecimento saudável. Que a gente possa levar esse programa para o Ceará inteiro”, destacou.

A coordenadora especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, Vyna Leite, reforçou importância da intergeracionalidade (relação entre as gerações). “Temos uma coordenadoria especial que cuida da pessoa idosa e temos a estratégia de conversar com os municípios para estimular o reforço às políticas públicas para o idoso e destaco a ação de Tauá como inovadora para a população idosa”, disse.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Entre os objetivos do programa estão fornecer apoio institucional às famílias que cuidam de idosos frágeis, fortalecendo assim o núcleo familiar como um alicerce de proteção e apoio; prevenir ou retardar a institucionalização dos idosos, reconhecendo a importância de manter os idosos em seus ambientes familiares e confortáveis; reduzir as internações e minimizar o risco de quedas e fraturas, que frequentemente afetam a população idosa, comprometendo sua qualidade de vida.

Confira fotos:

LINKS PATROCINADOS