Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Paixão de Cristo de Pacatuba completa 50 anos de tradição

Maior espetáculo religioso a céu aberto do Ceará e segundo do Nordeste

26/03/24 12:27

Há meio século, a encenação da Paixão de Cristo do município cearense de Pacatuba, tem emocionado pessoas da região e de todo o estado. Em 2024, o espetáculo que reúne aproximadamente 200 atores acontece nos dias 28 e 29 de março, na Praça da Paixão.

Considerada a capital cearense da Paixão de Cristo do Ceará, Pacatuba recebe em torno de 20 mil pessoas durante as duas noites de encenação, promovendo a cultura, o turismo e a economia da cidade.

“A Paixão de Cristo de Pacatuba é uma tradição aguardada por muitos – pacatubanos ou não. Recebemos ainda mais visitantes e turistas durante o evento. Nossa Paixão traz bastante alegria – além de ser bela aos olhos, ela também traz uma mensagem para a alma”, enfatiza o secretário de Cultura do município, Milton Soares. O evento é promovido pela Prefeitura de Pacatuba com o apoio do Governo do Estado do Ceará.

Tradição e inovação

A Paixão de Cristo de Pacatuba além de um evento religioso e cultural é também um projeto que há 50 anos integra a população com diversas tarefas voluntárias, como confecção de figurinos, maquiagem, cenografia e atuação.

A edição deste ano conta com a participação de 300 pessoas entre elenco e técnica, como é o caso do Sr. Celso Soares, que faz parte do elenco desde a primeira edição do espetáculo e do ator Rozalbo Vieira, que há 21 anos interpreta Jesus Cristo.

O elenco deste ano vai contar também com duas participações especiais. Trata-se do casal idealizador do evento, Antony Fernandes e Dona Elizete. Por décadas, Antony dirigiu, produziu e atuou no espetáculo, enquanto sua esposa ficava à frente da fabricação dos figurinos, maquiagem e ensaios, além de atuar.

Pela primeira vez o espetáculo terá a direção geral do artista cearense Clayson Viana, que promete inovar com a participação de um ballet coreografado, figurinos mais trabalhados e um maior número de crianças atuando.

Solidariedade

O ingresso para o evento se dará por meio da doação de alimentos não perecíveis, um quilo para acesso às arquibancadas e dois quilos para acesso ao camarote.

Os alimentos coletados serão repassados à Secretaria de Assistência Social de Pacatuba que fará a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

LINKS PATROCINADOS