Sete dias por semana sem medo da notícia!
Pacajus recebe a 4ª edição do Caju Fest com programação voltada para o segmento
Além disso, o tradicional festival reúne arte, cultura, esporte, turismo na região d

Um dos frutos mais produzidos no Ceará vai movimentar uma feira que reúne produtores rurais, pesquisadores e comerciantes, que juntos vão discutir de que forma a tecnologia pode contribuir para a cajucultura na região. Trata-se do Caju Fest, que chega à quarta edição em 2019.

Atualmente, o Ceará é destaque na produção do segmento e Pacajus é considerada a capital do caju, com sede de várias fábricas de sucos, de cajuína, doces, processamento de amêndoas, dentre outros. A ideia é proporcionar um conjunto de ações que unificam o benefício, conhecimento e a comercialização.

Cultura do Caju

A cajucultura oferece diversos produtos que podem ser explorados comercialmente, dentre eles: a madeira oriunda da poda, a castanha, o caju (pedúnculo), que pode ser aproveitado para produção de sucos, cajuína, ração animal entre outros produtos.

O pedúnculo, ainda pode ser comercializado como fruto de mesa e o líquido da castanha de caju (LCC), que é resultado do processamento da castanha. O LCC é usado como base para revestimentos, isolantes elétricos, plastificantes para borracha, reveladores fotográficos, tintas, vernizes, esmaltes, abrasivos e antioxidantes.

No entanto, o principal produto da cajucultura nordestina continua sendo a amêndoa de castanha de caju (ACC). Muitos pesquisadores concordam que o aproveitamento e a comercialização do pedúnculo poderiam ser mais rentáveis para o produtor rural do que a castanha, porém, fatores como elevada perecibilidade, falta de canais de comercialização e de agroindústrias na Região para processamento do pedúnculo, resultam no desperdício de 90,0% do caju. As informações são do Banco do Nordeste.

Programação

O primeiro dia do evento contará com palestra e roda de negócios da Cajucultura na sede da Embrapa, a partir das 8h. No mesmo horário, mas na localidade da Itaipaba, acontece a oitava edição da Corrida do Caju, e às 18h, a Corrida Ciclística do Caju, com saída na Avenida Pedro Philomeno.

O objetivo é movimentar os esportistas da região e promover uma melhor qualidade de vida aos participantes.

Para despertar o lado gastronômico da cidade, a programação contará com o Workshop de Gastronomia com o chef Dato Façanha, que será realizado na Rua Mamede Nogueira (ao lado do Skina Gourmet). Além disso, acontece também o Concurso Degusta Fest, em que diversos restaurantes do Corredor Gastronômico participam através de pratos preparados pelos seus respectivos estabelecimentos.

Ainda na sexta-feira (22), a partir das 19h30, inicia o Festival de Repentistas e o Concurso Garota e Garoto Caju Fest que, inclusive, está com inscrições abertas na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Na mesma noite, será divulgado o resultado do Concurso Degusta Fest. A partir das 21h, começam as atrações municiais com as bandas Nativa Reggae Band, e Zé Dazefa, no Corredor Gastronômico.

Já no sábado (23), a partir das 8h, acontece os Jogos de Areia no Complexo Turístico Beira Açude, e à noite, Aulão de Zumba com Wando Oliveira e logo em seguida, shows com Monieliton, Jonny Lima e Felipão, na Rua José Leite – Centro.

Confira, na íntegra, a programação

Dia 22/11(sexta-feira)

8h – Palestra e Roda de Negócios da Cajucultura
Local: Embrapa

8h – VIII Corrida do Caju
Local: Itaipaba

18h – Corrida Ciclística do Caju
Local: Av. Pedro Philomeno

18h – Workshop de Gastronomia com o chef Dato Façanha
Local: Rua Mamede Nogueira (ao lado do Skina Gourmet)
Abertura oficial e solenidade com autoridades e convidados
Concurso Degusta Fest com os restaurantes do Corredor Gastronômico

19h30 – Festival de Repentistas

20h30 – Concurso Garota e Garoto Caju Fest e Resultado do Concurso Degusta Fest

21h – Show com banda Nativa Reggae Band

23h – Show com banda Zé Dazefa
Local: Rua José Leite – Centro

Dia 23/11(sábado)

8h – Jogos de Areia
Local: Complexo Turístico Beira Açude

19h – Aulão de Zumba com Wando Oliveira

20h – Show com Monieliton

22h – Show com Jonny Lima

00h – Show com Felipão
Local: Rua José Leite – Centro

Veja

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também