Operadora de saúde Hapvida deixa de pagar quase 900 milhões ao SUS
Perdão foi teria sido concedido por meio do programa Desenrola Brasil
Foto: Reprodução
06/04/2025 16:18
Considerada a maior operadora de saúde do Brasil, com mais 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, resultado da fusão com a NotreDame Intermédica, a Hapvida deixou de pagar cerca de 2,2 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) por serviços terceirizados à unidades públicas. A informação é da revista Piauí, em matéria que fala sobre a manobra da empresa para não pagar um tostão da dívida milionária, aos cofres públicos.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
As empresas Hapvida e NotreDame Intermédica teriam recorrido ao programa Desenrola Brasil para terem suas dívidas perdoadas.
No dia 19 de março, o plano de saúde com origem no Ceará divulgou que obteve um perdão de parte da dívida com o SUS, na ordem de 866 milhões de reais. O governo Lula ainda analisa o pedido, mas o Hapvida já contabilizou os efeitos do acordo com o seu balanço de 2024. A dívida com o SUS não existe mais.
Siga o canal do CN7 no Telegram
E quanto isso, as projeções apontam que o reajuste dos planos de saúde podem passar de 20% em 2025, pesando ainda mais no bolso do consumidor.