“Operação Tolerância Zero” chega ao Morro de Santiago, agora ocupado pela Guarda Municipal
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

“Operação Tolerância Zero” chega ao Morro de Santiago, agora ocupado pela Guarda Municipal

A área que era disputada por facções será revitalizada e vai virar ponto turístico

Na tarde desta quarta-feira, a Guarda Municipal ocupou o morro

28/05/2020 12:19

Após cinco dias de operação ininterrupta na Barra do Ceará, com o apoio da Polícia Militar, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) ocupou definitivamente nesta quarta-feira (27)o Morro de Santiago, na comunidade Goiabeiras, lugar que era disputado violentamente por duas facções criminosas  deixando um rastro de mortes e pânico nos moradores da área.

A ocupação foi determinada expressamente pelo vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, coordenador do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), CE prevenção e combate à violência nas áreas mais críticas da cidade. A operação, no entanto, não acabou e os guardas continuam nas incursões no bairro em patrulhas utilizando viaturas, motocicletas e até drones, além do policiamento a pé em locais onde é inacessível o tráfego de veículos.

O Morro de Santiago tornou-se um dos principais redutos da guerra das facções na zona Oeste de Fortaleza e os tiroteios se tornaram comuns ali até 2018, quando a área passou a ser policiada 24 horas por dias com a implantação de duas Torres de Vigilância do PMPU: uma nas Goiabeiras e outra na Avenida Leste-Oeste.  No entanto, nas duas últimas semanas,a área voltou a ser sacudida por confrontos entre as facções e crimes de morte voltaram a ser registrados, o que levou a Guarda Municipal a deflagrar a “Operação Tolerância Zero” nas Goiabeiras, [á exemplo do que já havia acontecido em outros bairros onde o PMPU atua, como a Vila Velha e o Jangurussu.

Morro revitalizado

A retomada do Morro de Santiago ocorreu após a Polícia Militar ter desativado seu posto de policiamento na área, o que causou o retorno dos criminosos ao local e a disputa pelo território. Contudo, com a “Operação Tolerância Zero”, um dos objetivos foi a Guarda ocupar o morro com a captura dos delinqüentes e suas armas de fogo.

As vias de acesso ao morro foram mapeadas e ocupadas pelas patrulhas da Guarda e da PM desde a última segunda-feira e nesta quarta, as patrulhas da GMF ocuparam cpompletamente a área, sufocando o crime e trazendo a paz de volta à Barra do Ceará.

Um projeto de revitalização na área já está sendo trabalhado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, que deverá tornar o Morro de Santiago um local de lazer e de interesse turístico, com segurança 24 horas.

Do alto do morro a vista panorâmica é de esplêndida beleza, com vista para a foz do Rio Ceará, seu encontro com o mar próximo ao Marco Zero de Fortaleza e a ponte sobre que liga Fortaleza ao vizinho município metropolitano de Caucaia. O local foi apontado em diversas pesquisas de opinião  como um dos mais belos “points” para se vislumbrar o por do sol.

Veja vídeo da Guarda Municipal sobre o ocupação do Morro de Santiago:

LINKS PATROCINADOS