Operação investiga esquema de documentos falsos e cumpre mandados na Grande Fortaleza
Documentos diversos e aparelhos celulares apreendidos serão periciados
(Foto: Arquivo/MPCE)
26/03/2026 8:50
Uma ofensiva coordenada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) foi deflagrada nesta quinta-feira (26) para desmontar um grupo suspeito de atuar na falsificação de documentos públicos. A ação, conduzida pela 144ª Promotoria de Justiça de Fortaleza com apoio da Polícia Civil, teve como foco endereços ligados aos investigados no município de Pacatuba, na Região Metropolitana.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, agentes recolheram materiais considerados estratégicos para o avanço das investigações, entre eles documentos diversos e aparelhos celulares. Todo o conteúdo será periciado, com o objetivo de identificar outros envolvidos e possíveis colaboradores do esquema.
De acordo com as apurações, o grupo é suspeito de produzir identidades falsas a partir da adulteração de dados biométricos, incluindo impressões digitais manipuladas. A partir dessas informações, seriam confeccionados documentos como RG, CPF e certidões, utilizados para criar múltiplas identidades fictícias.
Com esses registros, os investigados conseguiam acessar serviços financeiros e realizar operações como abertura de contas, obtenção de crédito e aquisição de bens, gerando prejuízos estimados em cerca de R$ 165 mil, além de comprometer a confiabilidade dos sistemas oficiais de identificação.
O nome da operação, “Verticilo”, faz referência a um padrão específico de impressão digital na classificação datiloscópica, indicando a centralidade do uso de biometria no funcionamento do esquema investigado.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Segundo o Ministério Público, a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao combate a crimes contra a fé pública e à preservação da integridade dos sistemas de identificação civil no estado.