Operação Gêneses cumpre mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Itaitinga - Cn7 - Sem medo da notícia

Operação Gêneses cumpre mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Itaitinga

Desde a primeira fase em 2016 já foram expedidos 110 mandados de prisão preventiva

Operação Gêneses cumpre mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Itaitinga

Foto: Divulgação

18/03/2025 9:55

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Ceará, deflagrou nesta terça-feira (18), a 14ª fase da Operação Gênesis, com o apoio da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Secretaria de Administração Penitenciária e de Ressocialização do Estado (SAP). A ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Itaitinga, e outros três no sistema penitenciário. Os mandados judiciais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. A operação é resultado de denúncia apresentada pelo Gaeco contra nove integrantes de facções com atuação, principalmente, na capital cearense. Além de integrar organização criminosa, os alvos também foram denunciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A “Operação Gênesis” teve início a partir de uma investigação do Ministério Público iniciada em 2016. À época, o objetivo era apurar a ação de grupos ligados a organizações criminosas, responsáveis pelo tráfico de drogas e armas, assaltos e homicídios em Fortaleza e Região Metropolitana. A investigação do MPCE contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (COIN), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). Durante a investigação, foi possível identificar o envolvimento de traficantes com agentes de segurança, que se estruturaram de forma organizada para realizar vários crimes. O grupo era formado, em sua maioria, por agentes e ex-agentes de segurança pública do Estado, além de pequenos e médios traficantes locais. Juntos, eles praticaram uma série de infrações penais, notadamente os crimes de extorsão, organização criminosa, comércio ilegal de arma de fogo e outras condutas correlatas.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Os alvos dos policiais eram cuidadosamente escolhidos entre traficantes com considerável poder aquisitivo ou que já tinham alguma passagem pela polícia, o que facilitava as exigências, as abordagens e o alcance das vantagens almejadas pelo grupo. Os agentes públicos tinham acesso ao sistema de informações da Polícia para selecionar as “vítimas” e planejar as ações.
 
Ao todo, já foram expedidos 110 (cento e dez) mandados de prisão preventiva, assim como 151 (cento e cinquenta e um) mandados de busca e apreensão nas quatorze fases da Operação Gênesis. Os mandados foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e pela Vara da Auditoria Militar do Estado do Ceará.

Publicidade

LINKS PATROCINADOS