Operação Fisconforme expõe esquema de R$ 57 milhões sem emissão de nota fiscal

Com finalidade de combater a sonegação e estimular a conformidade tributária

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

17/12/2025 9:49

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, nesta terça-feira (16), a Operação Fisconforme no Centro de Fortaleza, com fiscalização em 34 empresas. A ação ocorreu em parceria com a Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot) e contou com a participação de 44 servidores da Fazenda e 10 agentes de segurança pública.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

De acordo com levantamento preliminar, comércios da região teriam movimentado cerca de R$ 57 milhões em 2025 sem a emissão de nota fiscal. A operação tem como objetivo combater a sonegação e estimular a conformidade tributária. Durante as abordagens, foram identificados indícios de irregularidades, como o uso de maquinetas e chaves Pix em nome de terceiros, além de estoques e vendas de mercadorias sem documentação fiscal.

Os trabalhos se concentraram na verificação dos meios de pagamento, conferência de mercadorias e orientação sobre a obrigatoriedade da adoção do sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicos para vendas ao consumidor final, exigência válida a partir de janeiro de 2026.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Segundo a Sefaz-CE, a iniciativa também visa orientar os contribuintes, fortalecer a concorrência leal e preparar o Estado para o novo ambiente tributário nacional, alinhado às diretrizes da Reforma Tributária.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS