Operação da Polícia Civil afasta do cargo vereador de Juazeiro Márcio Joias - CN7

Operação da Polícia Civil afasta do cargo vereador de Juazeiro Márcio Joias

Três vereadores já foram afastados por envolvimento com irregularidades

Operação da Polícia Civil afasta do cargo vereador de Juazeiro Márcio Joias

Márcio Joias

20/04/2022 9:44

O vereador de Juazeiro do Norte Márcio Joias foi alvo da "Operação Aurantium", da Polícia Civil, nesta quarta-feira (20), que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de fraudes à licitação, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso, ocorridos no município no período de 2019 a 2022. Ele foi afastado do cargo por 180 dias, por determinação da Justiça.

Os crimes seriam praticados em coautoria de Márcio Joias, uma ex-servidora do município e também ex-vereadores por meio de empresa de fachada. A empresa recebeu mais de R$ 4 milhões do município de Juazeiro do Norte/CE, utilizando pessoas interpostas, conhecidas como “laranjas”, a fim de ocultar aquele que realmente a administrava.

Ao todo, 29 policiais civis cumpriram 19 mandados judiciais, sendo oito mandados de busca e apreensão, nove de sequestro criminal de bens para apreender veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e fundos de investimento, um de afastamento cautelar de suspensão de exercício de mandato eletivo por 180 dias e um de suspensão da atividade econômica e financeira em relação aos contratos da empresa com o poder público municipal.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e cumpridos nas cidades de Juazeiro do Norte e Tianguá, tendo como objetivo colher novos elementos de informação para finalização da investigação policial. A investigação é realizada pela Delegacia de Combate à Corrupção – núcleo Cariri – do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) e apoio dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte e Sul.

Em tempo

Na Câmara Municipal, três vereadores já tinham sido afastados: Darlan Lobo, Capitão Vieira e Beto Primo. Eles são investigados pela “Operação Públio Vatínio”, que tem como objetivo desarticular organização criminosa com envolvimento na exploração do Jogo do Bicho e crimes contra administração pública na região do Cariri e Centro-Sul do Estado do Ceará.

No decorrer das investigações, que foi deflagrada no final do ano passado e acabou com o afastamento de Darlan, Capitão e Beto, constatou-se que os 52 investigados movimentaram mais de 400 milhões de reais no período de 2014 a 2020, montante esse que é objeto de análise aprofundada para identificação de sua origem.

Entre os crimes investigados estão fraudes à licitação e outros crimes contra a administração pública no município de Juazeiro do Norte/CE, no período de 2014 a 2020.

Confira documento

Veja foto da Polícia Civil na casa do vereador

Ouça explicação do delegado que comandou a operação

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS