Onda de ataques às empresas de internet se espalha pelo interior do Estado - Cn7 - Sem medo da notícia

Onda de ataques às empresas de internet se espalha pelo interior do Estado

Empresas de fachada usam moradores de rua nos crime

Onda de ataques às empresas de internet se espalha pelo interior do Estado

Foto: Reprodução

07/03/2025 10:34

Os ataques promovidos por organizações criminosas a equipamentos de distribuição de sinal de internet, cresceram de maneira exponencial nos últimos dois meses, no Ceará. As ações ocorrem em Fortaleza, Região Metropolitana e se espalham pelo interior do estado. As ofensivas do grupo criminoso incluem: furto de cabos de fibra óptica, depredação de equipamentos de distribuição e destruição de veículos de instalação e manutenção dos serviços. Nas últimas 24 horas, um carro incendiado em Caucaia, na Grande Fortaleza e caixas de distribuição de internet vandalizadas em Caridade, no Sertão Central, estão entre as ações mais recentes.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A intervenção do crime organizado no setor, tem o objetivo de exercer controle sobre o faturamento das empresas, nas regiões dominadas por uma organização criminosa de origem carioca que exige o equivalente a 30 por cento do valor cobrado pelas prestadoras de serviço de fornecimento de banda larga. Na segunda-feira (3), durante o Carnaval, três homens foram presos na Rua Francisco Faria Filho, no bairro Guararapes, furtando cabos de fibra óptica. O trio usava uniformes, crachás e equipamentos de proteção individual (EPI,s) padronizados com a logomarca de uma empresa fantasma. O veículo usado pelo bando pertencia a uma locadora de veículos e havia sido alugado há um mês, para ser usado nas ações.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Segundo a Polícia, os líderes do esquema, utilizavam pessoas em situação de rua para praticar os crimes. Questionados sobre os endereços residenciais, dois dos três presos afirmaram morar nas ruas de Fortaleza. Eles foram indiciados por crime de furto qualificado. Os líderes do grupo estão sendo investigados.

Confira mais imagens da apreensão:

Publicidade
sesc

LINKS PATROCINADOS