Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Número de roubos cai 15,7% nos dois primeiros meses de 2024

Nos dois primeiros meses deste ano, o Ceará registrou 6.226 casos dos CVPs

Foto: Arquivo Pessoal

19/03/24 7:51

O trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará resultou na redução de 15,7% nos índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), em todo o Estado, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando comparado com o primeiro bimestre do ano passado. Os resultados positivos também foram registrados na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e nas Regiões Norte e Sul do Ceará. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Nos dois primeiros meses deste ano, o Ceará registrou 6.226 casos dos CVPs – que são os crimes classificados como roubo, exceto o roubo seguido de morte (latrocínio) -, enquanto que em janeiro e fevereiro do ano passado, foram registradas 7.387 ocorrências. No comparativo entre os dois primeiros meses de 2024, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou a maior redução, tendo, em janeiro e fevereiro, 947 casos registrados. Já nos primeiros meses de 2023, houve 1.287 ocorrências nas cidades que compõem a RMF, sendo uma redução de 26,4%. As ações das Forças de Segurança também apresentaram redução nos índices de CVP na Capital. No primeiro bimestre aconteceram 4.381 ocorrências em Fortaleza, sendo uma redução de 12,8% quando comparado com os meses de janeiro e fevereiro de 2023, quando houve 5.025 casos.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

No interior do Estado, os trabalhos investigativos e ostensivos realizados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram, também, nas reduções de 22,6% na Região Sul do Estado com o registro de 415 casos de roubo no dois primeiros meses deste ano, comparado aos 536 casos do primeiro bimestre do ano passado. Já a Região Norte registrou uma redução de 10,4% nos indicadores de CVP, com 483 casos em janeiro e fevereiro deste ano, diante dos 539 casos dos mesmos meses do ano passado.

Ações
Os trabalhos ostensivos realizados pelas Forças de Segurança do Ceará, nos primeiros meses deste ano, resultaram em capturas e apreensões de suspeitos de envolvimento em Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

Com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A Polícia Militar prendeu em flagrante três suspeitos de roubo e receptação, em janeiro deste ano, no bairro Jardim Iracema – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza.

Em fevereiro, uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão de um homem, de 29 anos, suspeito pelo envolvimento em um roubo, que aconteceu em uma academia no bairro Pici, AIS 6) de Fortaleza. O homem foi flagrado por câmeras de segurança subtraindo bens dos alunos de uma academia. Ele foi capturado e conduzido até uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) onde foi autuado e colocado à disposição da Justiça.

Na Região Norte, uma operação integrada coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, resultou na captura de dois indivíduos que estavam com mandados de prisão em aberto. As ofensivas policiais ocorreram no município de Sobral, na AIS 14 do Estado. Além disso, fiscalizações e ações preventivas foram feitas, simultaneamente, com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

Em Senador Pompeu, na AIS 20 do Estado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu um homem, de 42 anos, suspeito de envolvimento em um roubo. A prisão, que ocorreu na última terça-feira (12), foi conduzida por equipes do Departamento de Inteligência (DIP), do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) e da Delegacia Regional de Senador Pompeu da PCCE.

LINKS PATROCINADOS