MPF entra com ação para que concurso da Polícia Federal seja suspenso
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

MPF entra com ação para que concurso da Polícia Federal seja suspenso

A prova está, até o momento, prevista para acontecer neste domingo

(Foto: reprodução)

17/05/2021 19:31

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça Federal nesta segunda-feira (17) que seja suspensa a aplicação das provas do concurso da Policial Federal (PF) marcadas para este domingo, 23 de maio. O motivo alegado é a proteção da saúde dos candidatos e dos profissionais envolvidos na execução do certame mediante o grave cenário da pandemia do coronavírus no Brasil.

O MPF teme que as aglomerações já registradas em outro concurso voltem a acontecer e, desta forma, candidatos fiquem expostos ao risco de contaminação, ocasionando um alastramento em larga escala do vírus e colapsando, mais ainda, o sistema de saúde. O órgão ainda informou que a primeira fase de concurso para provimento de vagas na Polícia Federal possui 321.014 candidatos inscritos.

O MPF, por meio do procurador da República Oscar Costa Filho, pede também que a Cebraspe, entidade organizadora da prova, seja intimada a explicitar quais foram as medidas de segurança sanitária adotadas na primeira fase do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizada em 9 de maio. O órgão acredita que houve desrespeito às medidas de distanciamento social vigentes em diversos estados, bem como recomendadas pelo Ministério da Saúde. Imagens que foram divulgadas por candidatos mostram aglomerações em locais de provas sem qualquer tipo de fiscalização.

"Eventos massivos, a exemplo de concursos públicos nacionais, que podem reunir, em um mesmo ambiente, dezenas de milhares de candidatos, representam imenso risco à vida de candidatos, seus familiares, bem como de toda a sociedade", avaliou o procurador Oscar Costa Filho.

LINKS PATROCINADOS