MPE pede inelegibilidade de candidato a vereador suspeito de ser financiado por facção - Cn7 - Sem medo da notícia

MPE pede inelegibilidade de candidato a vereador suspeito de ser financiado por facção

O caso agora aguarda decisão da Justiça Eleitoral

MPE pede inelegibilidade de candidato a vereador suspeito de ser financiado por facção

Judge gavel with Scale of justice, object documents working on table in courtroom, Legal law advice and justice concept. (Foto: banco de imagens)

14/03/2025 12:36

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra Jocélio Viana (PSD), candidato a vereador de Iguatu, nas eleições de 2024, sob acusação de abuso de poder econômico. O pedido tem como base um relatório policial que aponta indícios de que a campanha do candidato teria recebido apoio financeiro de um traficante ligado a uma facção criminosa.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

De acordo com o documento do MPE, a investigação teve início após a extração de dados de um celular pertencente a Thiago Oliveira Valentim, conhecido como "Thiago Fumaça". As mensagens analisadas indicam que Jocélio Viana e Thiago Fumaça teriam negociado um acordo de R$ 50 mil para garantir o apoio do traficante à candidatura do investigado. O material extraído do aparelho mostra diálogos entre os dias 6 e 26 de agosto de 2024, nos quais o candidato solicita apoio político em troca de dinheiro.

Segundo o MPE, as provas apresentadas nos autos deixam clara a prática de abuso de poder econômico, uma vez que os diálogos entre Jocélio Viana e Thiago Fumaça mencionam a expectativa de votos e os bairros onde o traficante teria influência.

Em sua defesa, o candidato argumenta que não houve intenção deliberada de manipular ou influenciar o eleitorado. No entanto, para o MPE, as provas obtidas evidenciam que a negociação tinha um caráter eleitoral, com a finalidade de corromper a normalidade do pleito.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Diante dos fatos, o Ministério Público Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral do Ceará pediu à Justiça a decretação da inelegibilidade de Jocélio Viana, alegando que a gravidade da conduta compromete a lisura do processo eleitoral. O caso agora aguarda decisão da Justiça Eleitoral.

Confira o documento:

Publicidade

LINKS PATROCINADOS