MPE pede cassação de chapa eleita de Aracati e inelegibilidade de Bismarck Maia e Guilherme Bismarck
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

MPE pede cassação de chapa eleita de Aracati e inelegibilidade de Bismarck Maia e Guilherme Bismarck

MP aponta abuso de poder político e econômico, além de captação ilícita de sufrágio

17/12/2024 15:09

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria Eleitoral da 8ª Zona de Aracati, ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a prefeita eleita de Aracati, Roberta de Bismarck, sua vice, Ana Mello, o atual prefeito Bismarck Maia e o deputado estadual Guilherme Bismarck. A ação tem como base acusações de abuso de poder político e econômico, além de captação ilícita de sufrágio durante o pleito de 2024.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

De acordo com a Promotoria, investigações conduzidas ao longo do período pré-eleitoral e da campanha revelaram indícios de irregularidades envolvendo o uso da máquina pública para beneficiar a chapa majoritária encabeçada por Roberta Cardoso e Ana Mello.

Entre as práticas investigadas, o MP aponta nomeações supostamente irregulares realizadas por Bismarck Maia em 2024, ano eleitoral, com o objetivo de favorecer a candidatura de sua sucessora. Além disso, há relatos de que servidores públicos municipais teriam atuado em prol da campanha de Roberta e Ana durante o horário de expediente, configurando desvio de finalidade.

Segundo a ação, essas condutas caracterizam abuso de poder político e econômico, comprometendo a isonomia do processo eleitoral.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Na ação, o Ministério Público requer a cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas de Roberta de Bismarck e Ana Mello, caso já diplomadas ou empossadas, por terem sido beneficiadas pelas práticas ilícitas; e a inelegibilidade por oito anos de Bismarck Maia e Guilherme Bismarck, sob a acusação de abuso de poder político e econômico.

Confira documento:

LINKS PATROCINADOS