MPCE recomenda ao Detran-CE medidas contra possíveis cobranças indevidas em provas da CNH
O MP também pediu que o Detran crie regras para facilitar a identificação dos fiscais
Foto: Reprodução
02/08/2025 10:02
O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) tome providências para evitar corrupção nas provas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A orientação foi feita na última terça-feira (29) pelo promotor Rodrigo Calzavara, da 7ª Promotoria de Justiça de Sobral.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A recomendação veio após uma denúncia sobre supostas cobranças ilegais durante a prova prática em Sobral. Um áudio que circulou nas redes sociais mostra uma candidata dizendo que, para passar no exame, seria necessário pagar R$ 200 ao examinador. Depois disso, várias pessoas comentaram na internet que casos parecidos já aconteceram.
O Ministério Público abriu uma investigação e realizou uma reunião com o Detran de Sobral. Na ocasião, um representante do órgão afirmou que nunca recebeu nenhuma reclamação formal sobre esse tipo de prática na cidade. Para evitar esse tipo de problema, o MP sugeriu que os examinadores usem câmeras presas ao corpo durante as provas. Dessa forma, tudo o que acontece durante o exame será gravado.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Além disso, o órgão recomendou que os examinadores façam cursos sobre honestidade no serviço público e sobre as punições para quem descumpre a lei. O MP também pediu que o Detran crie regras para facilitar a identificação dos fiscais e um formulário para que os candidatos possam relatar se perceberem algo errado durante a prova.