O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou nesta sexta-feira (20) a Operação Carretilha. Durante a ofensiva, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e de Cascavel, pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
Participe do grupo do CN7 no WhatsApp
A operação faz parte da investigação que apura a apreensão de quatro aparelhos celulares, em 2018, no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS), em Itaitinga, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A denúncia foi apresentada pelo Gaeco à Vara de Delitos de Organizações Criminosas.
Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram
Após decisão judicial, os dados telemáticos dos objetos foram extraídos. Durante a análise, ficou constatado que um dos celulares investigados era de uso compartilhado dentro do presídio, tendo sido identificados três dos seus usuários. Além disso, foi comprovado o envolvimento dos investigados com uma facção com capilaridade internacional, que atua na comercialização de drogas. Eles estavam em plena atividade.