MPCE deflagra operação contra o PCC e apura tentativa de controle da facção em presídios

Dois membros da facção criminosa foram presos na ofensiva

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

30/01/2026 16:32

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na tarde desta sexta-feira (30), uma operação para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Fortaleza contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de origem paulista com ramificações no Ceará. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e resultou na prisão de dois suspeitos.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A ofensiva é resultado de denúncia apresentada pelo Gaeco à Vara de Delitos de Organizações Criminosas, a partir de investigação que apura a atuação de integrantes da facção na capital cearense. Conforme as informações colhidas no procedimento investigatório, o principal alvo da operação exercia função de liderança dentro da organização criminosa, sendo apontado como um dos responsáveis pela coordenação geral do grupo.

Ainda de acordo com as investigações, entre as condutas atribuídas ao investigado está a tentativa de mitigar o controle estatal no interior de Unidades Prisionais do Estado do Ceará. As apurações também indicam que ele, em conjunto com outros membros do grupo, praticava de forma habitual o crime de tráfico de drogas.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O MPCE informou que a operação contou com o apoio das forças de segurança pública e tem como objetivo aprofundar a colheita de provas, desarticular a atuação do grupo e responsabilizar criminalmente os envolvidos. A iniciativa, segundo o órgão, integra as ações de enfrentamento ao crime organizado no Estado, com atenção especial aos impactos da atuação de facções no sistema prisional e na ordem pública.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS