MPCE cobra emissão de certidão de óbito em Bela Cruz em dias corridos
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

MPCE cobra emissão de certidão de óbito em Bela Cruz em dias corridos

Cartórios, funerárias e cemitérios foram notificados

Foto: Reprodução

26/11/2024 9:35

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Bela Cruz, recomendou, que os cartórios do município passem a emitir certidões de óbito também em feriados e fins de semana, conforme determina a Lei Federal nº 8.935/1994. A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Diego de Lima Leal, que ainda cobrou por parte dos cartórios, a disponibilização de um contato telefônico em local de fácil visualização, para familiares de pessoas falecidas possam entrar em contato fora dos dias úteis, para que os registros de óbito sejam emitidos.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A recomendação da Promotoria de Justiça de Bela Cruz orienta também que funerárias do município não conduzam para sepultamentos, pessoas falecidas sem certidão de óbito e os cemitérios não autorizem o enterro.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A Secretaria de Obras e Infraestrutura de Bela Cruz também foi orientada pelo MP a adotar medidas necessárias para garantir que as funerárias cumpram a legislação. Vale lembrar que “o sepultamento sem o registro de óbito constitui contravenção penal, consoante o disposto no art. 67 da Lei de Contravenções Penais”,

LINKS PATROCINADOS