MP Eleitoral requer indeferimento de candidatura à reeleição do prefeito de Baturité
O requerimento foi apresentado nesta quinta-feira (15)
15/08/2024 10:00
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma ação contra o atual prefeito de Baturité, Herberlh Mota, que busca a reeleição nas eleições municipais de 2024. A contestação foi apresentada à Justiça Eleitoral após a convenção partidária que formalizou a candidatura do atual chefe do Executivo municipal à reeleição.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Na ação, o MPE alega que o prefeito encontra-se inelegível devido a uma condenação por abuso de poder político e de autoridade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso de Herberlh Mota, o órgão argumenta que a inelegibilidade está relacionada às eleições de 2022, nas quais o prefeito teria cometido irregularidades que justificam a aplicação da pena de inelegibilidade por um período de oito anos. Dessa forma, o candidato estaria impedido de concorrer ao pleito de 2024.
Siga o canal do CN7 no Telegram
No documento, o promotor eleitoral, Antônio Forte de Souza Junior, solicita que o pedido de registro de candidatura de Herberlh Mota seja indeferido em caráter definitivo. Além disso, solicita a citação do prefeito para que apresente sua defesa dentro do prazo legal, caso deseje.
Confira documento completo: