Moses e Wagner disputam presidência do União Progressista no Ceará e Rueda resolverá impasse
A Federação entre União Brasil e Partido Progressista será formalizada hoje

(Foto: reprodução/redes sociais)
19/08/2025 11:45
A Federação União Progressista (UP), formada por União Brasil e Partido Progressista (PP), nasce com impasse no Ceará. O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) garante que assumirá a presidência estadual e conduzirá a sigla ao apoio ao governador Elmano de Freitas (PT) em 2026. Já o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil) sustenta que o comando será dele, com alinhamento ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT) na disputa pelo Governo.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A definição caberá à direção nacional do União Brasil, já que há empate entre quatro parlamentares cearenses: dois favoráveis a Moses e dois a Wagner. O presidente nacional do União, Antônio Rueda, será o responsável por resolver o conflito.
A formalização da federação ocorre nesta terça-feira (19), em Brasília, durante convenção conjunta das duas siglas. Após o evento, é esperada a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil. Ele aguarda a oficialização da UP para contar com a presença de lideranças nacionais no ato de adesão.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Devem acompanhar a filiação os presidentes nacionais Antônio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), além de nomes como Ciro Gomes (PDT), Tasso Jereissati (PSDB), Ronaldo Caiado (União) e ACM Neto (União). A data do evento em Fortaleza, no entanto, ainda não foi confirmada.