Moradores são evacuados da região após tubulação de barragem romper em Jati - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Moradores são evacuados da região após tubulação de barragem romper em Jati

A medida preventiva foi determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional

O rompimento da tubulação aconteceu na tarde desta sexta-feira

22/08/2020 10:53

Cerca de duas mil e quinhentas pessoas, moradoras  no entorno da barragem de Jati, no Sul do estado do Ceará (a 539Km de Fortaleza) foram emergencialmente retiradas da região após  o registro do rompimento da tubulação daquela estrutura hídrica na tarde de sexta-feira (21). A informação foi anunciada neste sábado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O reservatório recebe água da Transposição do Rio São Francisco e a direciona para o Açude Atalho, em Brejo Santo.

De acordo com o órgão, até o momento não foi possível avaliar se a barragem sofreu danos com o forte fluxo de água que ocorreu durante o vazamento. O vazamento foi  reparado ainda na noite de ontrm. No entanto, a determinação para evacuar a área foi feita de forma preventiva para evitar riscos às famílias.

O governador do estado do Ceará,  Camilo Santana (PT),  decidiu ir visitar a área da obra para acompanhar a situação dos moradores e equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) e da Defesa Civil Estadual  foram enviadas à regiãio para coordenador o trabalho de retirada preventiva dos moradores.

Rompimento

A tubulação se rompeu na tarde de sexta-feira (21) , após a abertura de uma comporta da barragem para a sangria do reservatório.

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, afirmou que o jato d'água causou  um pequeno processo erosivo, mas que não aparenta comprometer a estrutura. O tenente Aílton Lima, do Corpo de Bombeiros, informou que a avaliação indica que a barragem não sofreu danos, mas a possibilidade do escorrimento de água afetar a estrutura  está sendo investigada.

LINKS PATROCINADOS