Ministro propõe que Governo Federal compre pescados do Ceará para minimizar efeitos do tarifaço - CN7

Ministro propõe que Governo Federal compre pescados do Ceará para minimizar efeitos do tarifaço

O Ceará será o estado brasileiro mais impactado com o tarifaço de Trump

Ministro propõe que Governo Federal compre pescados do Ceará para minimizar efeitos do tarifaço

(Foto: reprodução/vídeo)

30/07/2025 13:00

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, propôs que o Governo Federal adquira os pescados cearenses que seriam exportados aos Estados Unidos e que serão impactados pelo tarifaço proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para entrar em vigor no dia 1º de agosto. A ideia é redistribuir esses produtos no mercado interno a preços reduzidos ou integrá-los à rede pública, como na merenda escolar. A sugestão foi apresentada durante o programa "Bom Dia, Ministro", nesta quarta-feira (30).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Na oportunidade, Márcio França citou o caso do Ceará como exemplo dos efeitos da medida norte-americana sobre os pequenos exportadores de bens perecíveis. "O Ceará, mais de 50% das exportações de peixes vão para os Estados Unidos. São atuns, lagostas, camarões. É difícil reencaixar esse tipo de produto. A sugestão ao vice-presidente Alckmin e ao presidente Lula é subsidiar e colocar na rede pública", afirmou o ministro.

Assista ao vídeo:

Vídeo: Ministro propõe que Governo Federal compre pescados do Ceará para minimizar efeitos do tarifaço - Vídeo 1

Economia em risco

O Ceará será o estado brasileiro mais impactado com a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil ao país norte-americano. As exportações cearenses para os Estados Unidos representam 45% do total enviado ao exterior.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Nessa terça-feira (29), o governador Elmano de Freitas esteve reunido com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, em Brasília, para discutir medidas que minimizem o impacto do tarifaço na economia cearense. Na oportunidade, o chefe do Executivo cearense anunciou a criação de grupo de trabalho para buscar soluções ao tarifaço de Trump.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS