Ministério Público de Contas recomenda desaprovação das contas de Ivo Gomes - Cn7 - Sem medo da notícia

Ministério Público de Contas recomenda desaprovação das contas de Ivo Gomes

A análise técnica apontou irregularidades na abertura de créditos suplementares

Ministério Público de Contas recomenda desaprovação das contas de Ivo Gomes

Ivo Gomes. Foto: Reprrodução

26/04/2025 18:18

O Ministério Público de Contas do Ceará, por meio da 3ª Procuradoria de Contas, recomendou a desaprovação das contas da Prefeitura Municipal de Sobral referentes ao exercício de 2022, sob responsabilidade do então prefeito Ivo Ferreira Gomes. O parecer foi assinado pelo procurador-geral Aécio Vasconcelos e enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Siga o canal do CN7 no Telegram

A análise técnica apontou irregularidades na abertura de créditos suplementares no orçamento municipal. Conforme o relatório, a Prefeitura promoveu alterações no orçamento alegando excesso de arrecadação. No entanto, a equipe técnica identificou falhas: em diversos casos, não houve comprovação suficiente de receitas adicionais, além da ausência de cálculos adequados que fundamentassem esses ajustes.

Em sua defesa, o ex-prefeito Ivo Gomes afirmou que a equipe técnica não considerou a natureza específica de certas receitas, como aquelas destinadas à saúde, à educação e a convênios, que possuem regras próprias. Alegou ainda que o órgão baseou sua análise em despesas previstas, e não em receitas previstas.

Apesar dos argumentos apresentados, o Ministério Público de Contas concluiu que as falhas persistiram. Assim, manifestou-se pela desaprovação das contas, conforme os artigos 38, inciso III, e 42-A da Lei Estadual nº 12.509/1995. Segundo o parecer:

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“O Ministério Público de Contas opina no sentido de que essa Corte de Contas emita parecer prévio com as recomendações sugeridas ao longo do presente opinativo, com o posicionamento final pela desaprovação das contas.”

Confira o documento:

Publicidade

LINKS PATROCINADOS