Ministério Público apura corrupção em emendas PIX no Ceará

Prefeitos que receberam dinheiro precisam mostrar em que usaram

Ministério Público apura corrupção em emendas PIX no Ceará

29/01/2025 9:26

O Ministério Público Federal abriu procedimentos para monitorar o uso das emendas Pix enviadas às prefeituras de ao menos 400 municípios e aos governos de três estados. A informação é do jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira (29). Ao que tudo indica, municípios dos Ceará estão na mira.

A justificativa do órgão é que esse tipo de emenda tem baixa transparência e não há necessidade de apontar a área em que a verba é aplicada, o que favoreceria "a prática de atos de corrupção e o uso inadequado de recursos públicos".

Segundo a publicação, "o número de cidades monitoradas deve aumentar, já que a área técnica da PGR (Procuradoria-Geral da República) aponta que mais de 4.000 municípios receberam essas emendas. No ano passado, estavam disponíveis R$ 7,6 bilhões do Orçamento para essa modalidade de transferência".

A Procuradoria investiga suspeitas de improbidade administrativa relacionada a atos de enriquecimento ilícito e de lesão aos cofres públicos.

Ainda de acordo com a Folha, "o Ministério Público pede que municípios e estados recebedores de emendas Pix informem dados das contas bancárias específicas abertas para a movimentação dos recursos, além do valor total recebido e da destinação do dinheiro, com definição dos objetos das despesas".

A matéria enfatiza que o monitoramento das emendas Pix enviadas por deputados federais é "considerado por procuradores como uma das maneiras de evitar que esse dinheiro fosse usado de maneira irregular nas eleições municipais do ano passado".

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS