Membros do CV no Ceará presos suspeitos de esquema na Prefeitura de Manaus

Facção teria se infiltrado em diferentes instâncias do Poder Público do Amazonas.

Membros do CV no Ceará presos suspeitos de esquema na Prefeitura de Manaus

22/02/2026 14:07

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou operação Erga Omnes e prendeu Anabela Cardoso Freitas, ex-chefe de Gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida, e atual integrante da comissão de licitação, por envolvimento com esquema do CV. No Ceará, foram presos dois suspeitos de operarem para a facção, mostra do a ligação do crime organizado com diferentes estados.

A facção CV teria se infiltrado em diferentes instâncias do Poder Público do Amazonas. Entre os integrantes do chamado "núcleo político", há suspeitos com acesso direto a Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo a ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que não é investigado.

A quadrilha teria movimentado cerca de R$ 70 milhões desde 2018, a partir da abertura de empresas de fachada. Os alvos respondem por crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional.

Celulares, eletrônicos, documentos, dinheiro em espécie e ao menos três veículos, incluindo um carro de luxo, foram apreendidos. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, sendo 08 no Amazonas, bem como 24 de busca e apreensão.

Além de Manaus, os agentes foram a campo nas cidades de Belém (PA), Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Estreito (MA). Nos outros estados foram presos: Antônia Fabiane Silva Pinho (em São Paulo); Patrícia Chagas Bezerra (Pará); Lucila Meireles Costa (Piauí); Sander Galdêncio Candido de Brito (Minas Gerais); Cristiano Luan da Silva Cacau (Ceará); e José Edmilson de Vasconcelos Junior (Ceará).

Entenda

A Polícia Civil do Amazonas deve avançar nas investigações relacionadas à operação que apura a atuação de um núcleo político ligado ao Comando Vermelho no estado. Após diligências, as conclusões revelam que o esquema envolvendo os interesses do CV teriam alcançado o gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Agora, a polícia se prepararia para cumprir medidas envolvendo familiares do prefeito, como esposa, sogra e irmã. Não há ainda confirmação de uma nova operação contra esses parentes.

Contudo, a Polícia já sabe que o prefeito viajou para o exterior usando passagens da Revoar Turismo, cujo proprietário foi preso na Operação Erga Omnes. Essa agência foi a responsável pela emissão das passagens da viagem do prefeito David Almeida ao Caribe, em 2025.

A empresa é investigada pela Polícia Civil sob suspeita de ter sido utilizada como empresa de fachada para movimentações financeiras do CV.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS