Membros do CV no Ceará presos suspeitos de esquema na Prefeitura de Manaus
Facção teria se infiltrado em diferentes instâncias do Poder Público do Amazonas.
22/02/2026 14:07
A Polícia Civil do Amazonas deflagrou operação Erga Omnes e prendeu Anabela Cardoso Freitas, ex-chefe de Gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida, e atual integrante da comissão de licitação, por envolvimento com esquema do CV. No Ceará, foram presos dois suspeitos de operarem para a facção, mostra do a ligação do crime organizado com diferentes estados.
A facção CV teria se infiltrado em diferentes instâncias do Poder Público do Amazonas. Entre os integrantes do chamado "núcleo político", há suspeitos com acesso direto a Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo a ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que não é investigado.
A quadrilha teria movimentado cerca de R$ 70 milhões desde 2018, a partir da abertura de empresas de fachada. Os alvos respondem por crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional.
Celulares, eletrônicos, documentos, dinheiro em espécie e ao menos três veículos, incluindo um carro de luxo, foram apreendidos. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, sendo 08 no Amazonas, bem como 24 de busca e apreensão.
Além de Manaus, os agentes foram a campo nas cidades de Belém (PA), Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Estreito (MA). Nos outros estados foram presos: Antônia Fabiane Silva Pinho (em São Paulo); Patrícia Chagas Bezerra (Pará); Lucila Meireles Costa (Piauí); Sander Galdêncio Candido de Brito (Minas Gerais); Cristiano Luan da Silva Cacau (Ceará); e José Edmilson de Vasconcelos Junior (Ceará).
Entenda
A Polícia Civil do Amazonas deve avançar nas investigações relacionadas à operação que apura a atuação de um núcleo político ligado ao Comando Vermelho no estado. Após diligências, as conclusões revelam que o esquema envolvendo os interesses do CV teriam alcançado o gabinete do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Agora, a polícia se prepararia para cumprir medidas envolvendo familiares do prefeito, como esposa, sogra e irmã. Não há ainda confirmação de uma nova operação contra esses parentes.
Contudo, a Polícia já sabe que o prefeito viajou para o exterior usando passagens da Revoar Turismo, cujo proprietário foi preso na Operação Erga Omnes. Essa agência foi a responsável pela emissão das passagens da viagem do prefeito David Almeida ao Caribe, em 2025.
A empresa é investigada pela Polícia Civil sob suspeita de ter sido utilizada como empresa de fachada para movimentações financeiras do CV.