Maurício Filizola boicota eleições e facilita reeleição de Luiz Gastão na Fecomércio
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Maurício Filizola boicota eleições e facilita reeleição de Luiz Gastão na Fecomércio

O novo mandato de Luiz Gastão à frente da Fecomércio vai até 2026

Luiz Gastão Bittencourt. (Foto: divulgação/Fecomércio-CE)

09/04/2022 12:00

O atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, deve ser reeleito neste sábado (9), em segunda chamada das eleições que começam às 18 horas. No colégio eleitoral de 35 sindicatos, 20 declararam apoio a Luiz Gastão, 13 não compareceram ao processo eleitoral iniciado às 9 horas, e 2 sindicatos estão impedidos de votar por irregularidades em suas administrações.

Com esse apoio majoritário - 20 votos - a chapa 'A Fecomércio que nos representa', encabeçada por Luiz Gastão, deve vencer por uma larga vantagem de votos: 20 a 13. Maurício Filizola deve perder no voto, na Justiça do Trabalho onde tentou, sem sucesso, adiar às eleições e ainda na sua imagem, envolvida num escândalo milionário de R$2 milhões numa suposta cobrança de propina para a aquisição de um terreno para o Sesc-CE.

Na primeira chamada, às 9 horas, não houve números suficientes com quórum para realizar às eleições. Seriam necessários 24 sindicatos, e apareceram 20. Por isso, houve a necessidade da segunda chamada que se inicia às 18 horas. Derrotado, a chapa de Maurício Filizona não apareceu hoje na sede da Fecomercio onde está ocorrendo o processo eleitoral.

Maurício Filizola, que encabeça a chapa ‘Renovação e Libertação’, teve apenas 13 votos. Chegou a tentar a suspensão das eleições dando entrada em 7 ações na Justiça do Trabalho, durante a madrugada deste sábado (9), no plantão judiciário. Porém, todos os recursos foram negados.

Além das ações negadas, mais quatro candidatos da chapa de Filizola foram considerados inelegíveis. O mais conhecido é Honorio Pinheiro, que teve sua candidatura impugnada e confirmada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O novo mandato de Luiz Gastão se inicia no dia 30 de maio deste ano e encerra em 29 de maio de 2026.

Leia também:

Maurício Filizola confessa que advogado recebeu dinheiro para vender terreno ao Sesc-CE

Eleição que vai definir nova diretoria da Fecomércio-CE acontece neste sábado (9)

Chapa de Maurício Filizola dá entrada em 7 ações para suspender eleições na Fecomércio

LINKS PATROCINADOS