Maternidade promove semana da prematuridade
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Maternidade promove semana da prematuridade

Evento traz informações sobre os cuidados com recém-nascidos

Foto: reprodução

14/11/2022 11:09

O dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade e para trazer esclarecimentos, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) promove, a partir de hoje, 14, até a próxima sexta-feira, 18, uma programação repleta de atividades lúdicas, dinâmicas, oficinas e palestras sobre os diversos aspectos que envolvem o tema, como o contato pele a pele, a importância do sono, os cuidados com recém-nascidos prematuros, o controle da temperatura e fototerapia.

Segundo a neonatologista Eveline Campos, chefe da Unidade de Cuidado Neonatal da MEAC, este evento é fundamental, principalmente porque o percentual de nascimento de bebês prematuros na Maternidade-Escola é alto: cerca de 25 % dos que nascem são prematuros. Isso significa dizer que um em cada quatro partos é de bebê prematuro.

“A Semana é uma oportunidade de educação continuada em boas práticas do cuidado com prematuros, treinando profissionais e informando também as mães”, ressaltou.

As causas que levam à prematuridade são diversas. Um dos principais fatores é a ausência do pré-natal (ou feito com má qualidade), etapa importante de exames para acompanhar a gestação e investigar possíveis problemas, buscando, caso haja, tratá-los o mais rápido possível. Outras causas, explica a médica, são a gravidez gemelar; doenças uterinas, como insuficiência no colo do útero; hemorragias durante a gestação; infecções sistêmicas na mãe, como infecção urinária; e doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Além destes, o uso de cigarro, álcool e drogas também são considerados fatores de risco.

Serviço

O pré-natal é uma garantia oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para ser acompanhada na MEAC, é necessário realizar atendimento na UBS de sua localidade e, nessa consulta, ser encaminhada através da Central de Regulação do Estado e do Município de Fortaleza.

LINKS PATROCINADOS