Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Marcola do Ceará tem pedido de liberdade negado pelo TJCE

Especialista em delivery de drogas é membro de uma facção de origem carioca

(Foto: reprodução/PC-CE)

24/11/23 12:00

Conhecido líder do mundo do crime, Marcos Willians Herbas Camacho, é identificado como a principal liderança de uma facção criminosa de origem paulista, e segue preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Brasília.

No Ceará, em uma facção rival à do criminoso paulista, também é possível encontrar um Marcola. Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho está atualmente detido em um unidade prisional do Ceará, e é tido pela polícia como segundo nome do Comando Vermelho depois de Valeska Pereira, a ‘Majestade’ do crime organizado. Vinícius teve pedido de liberdade negado no último dia 14 de novembro, quando o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entendeu que não se configurava excesso de prazo para autorizar soltura.

O Marcola do Ceará é apontada por investigadores da Polícia Civil (PC-CE) e pelo Ministério Público (MPCE) como líder da facção carioca nos bairros Vila União e Joaquim Távora, em Fortaleza. De acordo com o que foi revelado, o acusado seria especialista no serviço de entrega de drogas, com um verdadeiro delivery de entorpecentes no estado. Chegando a entregar drogas em bares, restaurante, ou qualquer local onde fosse solicitado.

A defesa de Marcus Vinícius alegou ao TJCE que a prisão preventiva do paciente “fundamentou-se na gravidade em abstrato do tipo penal, de modo que nenhum fato tido como criminoso foi praticado pelo paciente após a sua primeira prisão em flagrante, em 25 de novembro de2020. Alega, também, que a segregação cautelar do paciente se consubstancia em antecipação do cumprimento de pena“.

Argumentando também que o acusado é tecnicamente réu primário, e possui residência fixa, não se utilizando do crime como meio de vida, “de maneira que sua liberdade não ocasionará risco à ordem pública ou à instrução criminal, o que possibilitaria a concessão das medidas cautelares diversas da prisão“.

O pedido de habeas corpus foi negado pela 3ª Câmara Criminal. Segundo o que foi apurado, Marcola está abaixo de Francisca Valeska Pereira Monteiro, a ‘Majestade’, que comanda o setor financeiro da facção que tem como líder Max Miliano Machado da Silva.

Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho foi capturado preventivamente em uma investigação conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Ciminosas Organizadas (Draco), em dia 9 de julho de 2021.

LINKS PATROCINADOS