Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Mais de 75% das crianças menores de um ano estão vacinadas pelo SUS em Fortaleza

Confira as vacinas estão disponíveis para crianças e adolescentes nos postos de saúde

(Foto: reprodução/Instagram)

20/02/24 14:39

De acordo com o último balanço do Governo Federal, lançado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), entre os meses de janeiro e novembro de 2023, 75,2% das crianças menores de um ano em Fortaleza receberam vacinas para os principais imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como o rotavírus humano, poliomielite, hepatite B e a meningocócica conjugada C. Já nas crianças maiores de um ano, a média é de 75,9%.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estima que cerca de 7.868 crianças menores de um ano e 7.636 crianças acima de um ano estão com um ou mais imunizantes pendentes na caderneta vacinal. Mesmo sem campanhas nacionais vigentes, é fundamental comparecer aos postos de saúde para atualizar o calendário de vacinas.

Os imunizantes têm como principal função fortalecer e criar imunidade no organismo, e contribuir, diretamente, para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus e bactérias. A Prefeitura de Fortaleza reforça a importância de manter a caderneta vacinal atualizada, evitando que doenças já erradicadas retornem, além do possível aumento de casos de enfermidades existentes.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A prefeitura oferta a imunização nos 118 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h30. E aos finais de semana e feriados, a vacinação segue em duas unidades para acolher o público, de 8h às 16h30 (o endereço dos locais podem ser conferidos no portal da Prefeitura). Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.

LINKS PATROCINADOS