Maduro passa a noite detido em centro federal de Nova York após captura em Caracas
Ex-detentos descrevem o local como precário, violento e com problemas estruturais
(Foto: divulgação/Casa Branca)
04/01/2026 9:40
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passou a noite sob custódia em Nova York depois de ter sido capturado por militares norte-americanos em Caracas. Ele está detido no Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, unidade federal que abriga mais de 1,3 mil presos.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo autoridades norte-americanas, Maduro permanecerá preso enquanto aguarda julgamento por acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. A denúncia apresentada na Justiça de Nova York prevê pena mínima de 20 anos de prisão, com possibilidade de condenação à prisão perpétua.
Como se trata de custódia federal, o líder venezuelano deverá permanecer em uma penitenciária administrada pelo governo dos Estados Unidos. Em Nova York, o MDC do Brooklyn é a única unidade com esse perfil. Relatórios e relatos de organizações de direitos civis e ex-detentos descrevem o local como precário, com registros de violência e problemas estruturais recorrentes.
Após a captura, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Washington mantém diálogo com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez. De acordo com Trump, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, teria conversado com Rodríguez, que atua como presidente interina.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Trump afirmou que há cooperação entre os governos e disse que Rodríguez estaria disposta a adotar medidas consideradas necessárias pelos Estados Unidos para conduzir o país sul-americano em um novo rumo. Em outro momento, o presidente norte-americano declarou que a dirigente venezuelana "não tem escolha", sem entrar em detalhes.
Confira fotos da prisão de Nicolás Maduro:


Assista ao vídeo da chegada de Maduro na detenção: