Lula se torna réu pela 4ª vez em processo da Operação Lava Jato

Decisão também atinge Antonio Palocci e Paulo Okamotto

Lula

23/10/20 23:03

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu pela 4ª vez nesta sexta-feira (23) pelo crime de lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. Além dele também viraram réus o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci e o ex-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o crime envolveu doações da Odebrecht ao Instituto Lula para disfarçar repasses no total de R$ 4 milhões, entre dezembro de 2013 a março de 2014.

Este é o quarto processo da Lava Jato em Curitiba no qual o ex-presidente Lula se torna réu. Nos casos do triplex no Guarujá (SP) e do sítio em Atibaia (SP) ele foi condenado. O terceiro processo, envolvendo um terreno e um apartamento em São Paulo, ainda não foi julgado.

Segundo o MPF, a denúncia trata de quatro doações feitas pela Odebrecht ao Instituto Lula, no valor de R$ 1 milhão cada. A força-tarefa afirma que os repasses tiveram como origem crimes praticados contra a Petrobras.

Embora os repasses apontados pelos procuradores foram feitos formalmente por meio de doações legais, de acordo com a denúncia, os valores foram debitados do crédito de propinas pagos pela Odebrecht por conta dos contratos fraudados da estatal.

LINKS PATROCINADOS