Lula sanciona lei que garante compensação de recursos a estados e municípios
Todos os 184 municípios cearenses serão beneficiados

(Foto: reprodução/vídeo)
24/10/2023 17:39
O presidente Lula sancionou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei Complementar 136/2023 que garante a recomposição de R$ 27 bilhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para estados e municípios. O texto prevê que nenhuma prefeitura receba menos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do que o valor de 2022. O chefe do Executivo ainda anunciou a antecipação de R$ 10 bilhões. O valor estava previsto para ser repassado em 2024.
Participe do grupo do CN7 no WhatsApp
"Com isso, vamos assegurar que nenhum município perderá nada de arrecadação em relação a 2022. Isso significa que nós vamos garantir aos municípios a mesma quantidade de dinheiro. Aos estados, vamos garantir a recomposição das perdas de arrecadação dos meses de julho e agosto de 2023", disse o presidente.
O texto ainda prevê que a União calcule – ao fim de 2023 – possíveis quedas que deverão ser recompostas caso ocorra redução real do repasse quando considerado todo o exercício.
Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram
A lei complementar foi aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 4 de outubro e repassada ao presidente Lula - para a sanção - dias depois.
Assista ao vídeo completo: