Lula monitora disputa eleitoral no CE e avalia lançar Camilo ao Abolição, segundo revista Veja
Segundo a reportagem, a possível entrada de Camilo é tratada como plano alternativo
Camilo Santana e Lula
31/01/2026 11:23
O presidente Lula (PT) passou a acompanhar com atenção o cenário eleitoral no Ceará e avalia mudanças na estratégia do partido para a disputa ao Governo do Estado em 2026. Segundo reportagem da Revista Veja, Lula considera a possibilidade de lançar o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), como candidato ao Palácio da Abolição, em meio ao avanço do ex-governador Ciro Gomes (PSDB) nas pesquisas de intenção de voto.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo a revista, o Planalto enxerga risco político real em dois estados estratégicos do Nordeste: Ceará e Bahia. De acordo com a Veja, a situação seria considerada mais delicada no Ceará. A leitura no Planalto, ainda segundo a revista, é de que a perda do comando estadual no Ceará poderia afetar diretamente o desempenho do PT no Nordeste e comprometer a vantagem política do presidente na região, especialmente em um contexto em que Lula deve buscar um novo mandato.
A possível entrada de Camilo Santana como candidato é tratada, de acordo com a reportagem, como um plano alternativo para evitar o risco de derrota petista. Camilo governou o Ceará por dois mandatos e é considerado uma das principais lideranças do partido no Estado.
Ainda segundo a Veja, a reação do presidente seria guiada por um cálculo pragmático: diante da escolha entre preservar alianças locais e proteger interesses nacionais do projeto petista, Lula tenderia a optar pelo caminho que reduzisse riscos eleitorais para 2026.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A reportagem ainda destaca que não é comum governadores perderem a reeleição no Brasil, e que Elmano não era visto como um candidato sob ameaça até o fim do ano passado, quando Ciro passou a ser apontado como possível adversário competitivo.
Confira a reportagem completa:



