Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turno, segundo Pesquisa Genial/Quaest
O maior desafio ao petista vem do senador Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas
14/01/2026 15:20
A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários de primeiro e segundo turno testados para as eleições presidenciais deste ano.
Nos cenários de segundo turno, Lula aparece com vantagem sobre todos os possíveis adversários. O maior desafio ao petista vem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas ainda assim Lula mantém vantagem de até sete pontos percentuais.
Em um eventual embate direto com Flávio Bolsonaro, Lula tem 45%, contra 38% do senador. Já contra Tarcísio de Freitas, o presidente marca 44%, enquanto o governador paulista aparece com 39%. Apesar da liderança do petista, a pesquisa aponta crescimento de Flávio Bolsonaro (seis pontos) e de Tarcísio (quatro pontos) em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto.
Nos demais cenários de segundo turno, Lula também lidera contra Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), Aldo Rebelo (DC) e Renan Santos (Missão), com vantagens que variam de sete a quinze pontos percentuais. As taxas de votos brancos, nulos ou de eleitores que afirmam não votar oscilam entre 13% e 24%, dependendo do cenário.
Primeiro turno
No primeiro turno, Lula também lidera em todos os sete cenários testados. Em um dos principais cenários, o petista aparece com 36%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 23%, e Tarcísio de Freitas, com 9%. Nos demais recortes, Lula varia entre 35% e 40%, enquanto Flávio Bolsonaro aparece entre 23% e 32%.
Governadores como Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema permanecem com percentuais de um dígito ou próximos disso, enquanto os índices de indecisos variam entre 7% e 8%.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores presencialmente, entre os dias 8 e 11 de janeiro, em 120 municípios brasileiros. O levantamento foi contratado pelo Banco Genial e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.