Lula convida Camilo Santana para ser ministro da Educação

O ex-governador do Ceará recusou inicialmente o convite e defendeu o nome de Izolda

Camilo Santana e Lula

Camilo Santana e Lula

13/12/2022 17:23

O presidente eleito, Lula (PT), convidou o senador eleito Camilo Santana (PT) para ser ministro da Educação. Porém, de acordo com o Estadão, o ex-governador do Ceará recusou inicialmente o convite e defendeu o nome de Izolda Cela para a pasta.

Segundo o Estadão, Lula fez o convite a Camilo Santana em reunião nessa segunda-feira (12), mesmo dia da diplomação. Na oportunidade o futuro Presidente da República disse que quer o senador eleito no governo e sinalizou com o MEC.

Ainda de acordo com a publicação, o ex-governador do Ceará gostaria que o Ceará pudesse ter dois ministérios, com Izolda no MEC e ele no Desenvolvimento Regional ou Cidades. Além disso, o senador eleito teme o desgaste que poderia ser causado após Izolda ter sido apontada como favorita durante semanas. Por outro lado, se houver risco de o Estado ficar sem nenhum ministério, há a possibilidade de Camilo aceitar o cargo e convidar Izolda para ser secretária da Educação Básica, considerado o segundo cargo mais importante.

O nome de Izolda Cela para o MEC foi indicado por Camilo desde que Lula se elegeu para a presidência da República. A governadora do Ceará tem o apoio dos ex-ministros da Educação, Fernando Haddad (PT) e Aloízio Mercadante (PT), de alguns secretários de educação e de fundações empresariais ligadas à área.

Porém, nas últimas semanas, uma ala do PT faz movimentos contrários ao nome de Izolda Cela que não querem aceitar alguém de fora do partido.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS