Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Luana Régia propõe criar semana voltada para conscientização sobre a importância dos cuidadores

Proposta está sob análise da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação

(Foto: divulgação)

23/04/24 17:11

A deputada estadual Luana Régia propôs, por meio de um Projeto de Lei, a criação da “Semana Cuidar de Quem Cuida”, que será celebrada anualmente na semana do dia 05 de novembro, data que coincide com o Dia do Cuidador. A iniciativa tem o intuito de estabelecer um período dedicado ao reconhecimento e apoio aos cuidadores, sejam eles familiares, profissionais da saúde ou indivíduos envolvidos de forma voluntária ou profissional no cuidado de terceiros.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A “Semana Cuidar de Quem Cuida” prevê diversas atividades, incluindo a conscientização sobre a importância dos cuidadores na sociedade, o fornecimento de orientações sobre bem-estar pessoal e manejo do estresse, além da divulgação de informações sobre serviços gratuitos disponíveis para auxiliar na manutenção do equilíbrio emocional e na qualidade do cuidado prestado. Outro foco importante é a promoção da saúde mental dos cuidadores de pessoas com deficiência, idosos e pacientes com doenças crônicas ou terminais.

“Este projeto surgiu da urgência de se direcionar um olhar sensível para a importância do bem-estar dos cuidadores, para que esses cuidadores se sintam amparados emocionalmente, ajudando-os a lidar com o estresse, com a ansiedade e com o esgotamento mental”, justifica a deputada.

Para a realização das atividades previstas, estão previstas parcerias com voluntários, instituições de ensino, saúde e entidades da sociedade civil.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Atualmente, a proposta está sob análise da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Posteriormente, seguirá para votação no plenário da Alece. Se aprovada, será encaminhada para a sanção do governador Elmano de Freitas e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Ceará.

LINKS PATROCINADOS