Louvável

08/09/18 15:01

A atuação da corte eleitoral cearense no tocante à rapidez em apreciar as representações questionando a propaganda irregular é elogiada pelos advogados eleitorais.

Bem entregue

A coordenação do juizado auxiliar da propaganda do TRE-CE está aos cuidados da juíza Daniela Lima da Rocha.

Bom casamento

O bom desempenho da Justiça Eleitoral do Ceará, que utiliza o Processo Judicial Eletrônico – PJE, garante agilidade à Corte, consolidando bom desempenho com servidores e magistrados bem treinados e familiarizados com o uso de recursos digitais.

Dívidas

A Justiça do Trabalho do Ceará corre com os preparativos para a 8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro.

Lista 10

O município de Baturité está em 4º lugar no ranking dos maiores litigantes da Justiça do Trabalho. Segundo o levantamento pelo TRT-7, município de Baturité teve destaque negativo, visto que subiu de 265, em 2017, para os atuais 298 processos.

Ouro, prata e bronze

Três empresas do setor bancário acumulam 1.519 processos, ficando no topo ranking dos maiores litigantes da Justiça do Trabalho no Ceará. Subiram no pódio: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, respectivamente, ouro, prata e bronze.

Seminário em Brasília

Acontece no dia 13 de setembro o “I Seminário Sobre Precatórios da Justiça do Trabalho” no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. A juíza auxiliar de Precatórios do TRT/CE, Gláucia Maria Gadelha Monteiro, ministrará a palestra “Erro material e os limites da atuação do Presidente na Revisão de cálculos de Precatórios”.

Trabalho seguro

Em Fortaleza, no dia 13 de setembro, o desembargador do TRT de Minas Gerais (3ª Região) Sebastião Geraldo de Oliveira irá proferir a palestra “Trabalho Seguro: Violências no Local de Trabalho” na Escola Judicial do TRT do Ceará (7ª Região) pelo programa Trabalho Seguro.

Fila da saúde  

A Justiça Federal marcou audiência no próximo dia 14 para julgar a Ação Civil Pública que tramita na 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará. Ela trata da regularização e transparência das filas de cirurgia ortopédica de alta complexidade.

Interesse público

A regularização e transparência das filas de cirurgia ortopédica de alta complexidade foi debatida pela juíza federal Cíntia Brunetta, no último dia 04/09, no evento que reuniu cerca de 160 pessoas entre prefeitos e secretários de saúde, além de membros da SESA, conselheiros do CESAU, técnicos de saúde e procuradores municipais para discutir o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o teto do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) e a estruturação da assistência à saúde em nível municipal.

Comemoração

Os bons números da Justiça Federal Cearense retratados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Relatório Justiça em Números 2018 foram bem repercutido entre os advogados cearenses, que ao compararem a Justiça Estadual Cearense ao levantamento não pouparam críticas.

Boas notícias

Para levar as boas notícias do Tribunal de Justiça do Ceará, foi lançado no último dia 06 a mais nova edição do “Jornal do Judiciário”, editado pela Assessoria de Comunicação Social, com 12 páginas.

MP democrático

O Ministério Público do Estado do Ceará capitaneado pelo Procurador Geral de Justiça, Plácido Rios, tem seus erros e acertos, isso é evidente. Todavia é importante que cada vez mais o MP esteja atento às sinalizações e aos anseios de uma sociedade que são trazidos à baila pelos órgãos de imprensa. A presença de membros do Ministério Público na imprensa escrita e em programas de rádio e televisão é de extrema importância, pois, oportuniza o diálogo e capilaridade do nobre fiscal da lei.

Onde andas?

Tem sido um tanto silenciosa e tímida a atuação do órgão do Ministério Público Federal no Ceará. Não significa necessariamente que não tenha produtividade. Parte da população tem a percepção de que o MPF nos outros Estados da Federação é mais atuante, notadamente com a operação Lava Jato, que resultou em diversas prisões de grandes figurões da política.

Corrida pela OAB/CE

O advogado licenciado Valdetário Monteiro, ex-presidente da OAB/CE, e atualmente membro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, desmentiu que estaria apoiando qualquer candidato nas eleições da OAB/CE, reforçando seu compromisso com o CNJ.

Os cacifados

Por ser onerosa e desigual, cada vez mais se acredita que apenas três chapas terão capilaridade entre os advogados para disputar as eleições da OAB/CE no dia 28/11. Mesmo diante das dificuldades de formar uma chapa com 102 advogados e sendo vetado a autopromoção, vários nomes tentam barganhar espaço.

LINKS PATROCINADOS