Lista tríplice para procurador-geral de Justiça do Ceará é definida

O governador Elmano de Freitas escolherá o futuro chefe do MPCE

(Foto: divulgação/MPCE)

(Foto: divulgação/MPCE)

06/12/2025 10:06

A Comissão Eleitoral do Ministério Público do Ceará (MPCE) divulgou, nesta sexta-feira (5), o resultado da eleição que definiu a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2026-2027. Após nove horas de votação virtual, os nomes foram anunciados no Plenário dos Órgãos Colegiados, em Fortaleza. O atual procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho, recebeu 307 votos. Em seguida, aparecem o promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos, com 204 votos, e o procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana, que obteve 77 votos. Os três integraram a disputa e somaram, juntos, a preferência dos 452 eleitores habilitados — entre procuradores e promotores de Justiça em atividade.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Cada eleitor pôde escolher até três candidatos, com os votos computados pelo Sistema Votus entre 8h e 17h. Ao todo, foram contabilizados 594 votos, incluindo quatro brancos e dois nulos. O anúncio do resultado ocorreu às 17h05, feito pela presidente da Comissão Eleitoral, procuradora de Justiça Maria de Fátima Correia Castro, ao lado dos procuradores Francisco Xavier Barbosa Filho e Luiz Alcântara Costa Andrade, que compõem a comissão.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A lista tríplice será enviada na próxima semana ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, responsável por definir o futuro chefe do Ministério Público do Estado. O prazo legal para manifestação é de 20 dias. A posse do novo procurador-geral está prevista para o início de janeiro de 2026.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS